Pesquisadores

Marivaldo dos Santos Nascimento: Geólogo (2000) formado pela Universidade Federal do Pará. Mestre (2002) e Doutor (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA (Nível 6) na área da Estratigrafia e Proveniência de Arenitos. Doutorado sandwich (2005) no IG da Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto na UFPA (2006-2012). Professor Associado III do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena projetos de pesquisa na área de análise de bacias sedimentares com ênfase na estratigrafia de sequências, proveniência e diagênese de arenitos. Líder do Grupo de Bacias Sedimentares e Caracterização de Reservatórios (ANBA – www.anba-ufsc.org) da UFSC. Coordenador de Estágios do Curso de Geologia da UFSC (2013-2016). Consultor ad hoc CNPq e CAPES. Coordenador do Curso de Graduação em Geologia da UFSC (2016-2018; 2018-2020). Coordenador de Extensão do CFH-UFSC (2018-2020). Reviewer of the Journal of South American Earth Sciences.

Elias Martins Guerra Prado: Geólogo formado pela Universidade de Brasiília (UnB) em 2012. Mestre em geologia pela UnB, no tema:espectroscopia de reflectância e geologia econômica. Em 2014 se tornou pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), onde atuou no mapeamento geológico do estado de Rondônia por três anos. Em 2019 iniciou o Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no tema Inteligências Artificial aplicada a exploração mineral e a exploração de óleo e gás. Atualmente desenvolve pesquisas utilizando técnicas de inteligência artificial para criar soluções na área das geociências.

Mauro Roisenberg: Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais, robótica, agentes autônomos, agentes baseados em comportamento e redes neurais hierárquicas.

André Dorival Miranda: Bacharel em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atuou no Laboratório de Magnetismo e Supercondutividade – CFM/UFSC, estudando propriedades magnéticas e estruturais de compostos metálicos.

Fernando Jacques Althoff: Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1989) e doutor em Física e Química da Terra pela Université de Lorraine (1996). É professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em Geologia Estrutural, atuando principalmente na análise da deformação de granitos. Pós-doutorado na Université Lille 1, sobre análise de inclusões fluidas de granitos da Zona de Cisalhamento Itajaí-Perimbó (SC) . É Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geologia da UFSC.

Patrícia Hadler Rodrigues: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Geociências e doutorado em Ciências, com área de concentração em Paleontologia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Foi professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atualmente desenvolve suas atividades na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Paleontologia e Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática de mamíferos de pequeno porte e paleomastofauna do Pleistoceno e Holoceno da América do Sul. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Análise de Bacias (UFSC) e Morfologia Comparada e Paleontologia de Vertebrados (UEFS).

 Murilo da Silva Espíndola: Professor Adjunto II do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em Geotecnia, com ênfase em Mecânica de Enrocamentos e Solos, nos seguintes temas: geomecânica de maciços terrosos e rochosos, ensaios de laboratório e instrumentação de ensaios. Chefe do Departamento de Geologia e Coordenador do Laboratório de Geotecnia Aplicada. Membro da Association of Environmental and Engineering Geologists (AEG), Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE) e Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Neivaldo Araújo de CastroGraduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Geociências (área de metalogênese) pela Universidade Estadual de Campinas (1997), doutorado em Geociências (área de Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado (aerogeofísica e geologia regional, UFMG/CNPq, 2006). Áreas gerais de interesse: depósitos minerais e evolução tectônica. Áreas específicas de atuação: cartografia geológica, geoquímica, geocronologia, aerogeofísica, sensoriamento remoto e SIG. Participação em Grupos de Pesquisa: i) Evolução tectônica dos terrenos Pré-Cambrianos da porção suloriental da América do Sul e seus equivalentes Africanos (IG-USP); ii) Análise de Bacias Sedimentares (Dep. Geoc. UFSC).

Celso Peres Fernandes: Professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e de Materiais, Microestrutura e Processos de Transporte em Sistemas Porosos , atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização da morfologia e da conectividade de espaços porosos incluindo materiais multiescalares, modelagem estocástica 3-D de espaços porosos, técnicas de processamento e análise de imagens 2-D e 3-D, tomografia computadorizada de raios-X, simulação numérica de transporte de fluidos em sistema porosos.

Michael Holz: Geólogo em 1983 e doutor em Geociências em 1995. Lecionou durante quatro anos na Universidade Luterana do Brasil, de 1989 a 2009 atuou como docente no Instituto de Geociências da UFRGS, orientador de mestrado e doutorado. Professor titular no Departamento de Geofísica do Instituto de Geociências da UFBA e realiza pesquisa vinculado ao Laboratório de Geofísica de Exploração de Petróleo (LAGEP-UFBA), onde orienta mestrado e doutorado. Foi assessor do CNPq de 2005 a 2008 na área de Geociências (CA-GL). Pesquisador 1 do CNPq. Desenvolveu projetos e atividades de pesquisa e consultorias em parceria com a UFRN-PPGG, a UFPR, a UFRJ-COPPE, El Paso do Brasil, ANP, PETROBRAS, Panoro Energy e Geopark, relacionado a análise estratigráfica e caracterização de reservatórios de hidrocarbonetos e de coal bed methane (CBM), tendo coordenado projetos nas bacias de Santos, Pelotas, Paraná, São Francisco e Recôncavo.

Oderson Antônio de Souza Filho: Possui doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Geologia Estrutural e Tectônica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998) e graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é geólogo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Lotado no Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em prospecção geofísica para minérios sulfetados e cartografia hidrogeológica de rochas cristalinas. Atua com as seguintes tecnologias e métodos: análise estrutural, aquisição e métodos geofísicos aéreos e terrestres magnetométricos, eletromagnéticos e radiométricos, análise em sistemas de informações georreferenciadas.

Patricia da Rocha Marques Nunes Balistieri: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-1997), Doutorado em Geologia Sedimentar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-2003), e Pós Doutorado em Paleontologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é Professora de Paleontologia, Geologia Geral e Mineralogia na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e de Fundamentos da Pesquisa, Metodologia Científica, e Sustentabilidade nos Cursos Superiores de Tecnologia Senac Blumenau. Tem experiência na área de Geologia Sedimentar e Paleontologia, com ênfase em Paleoicnologia de invertebrados.

Davi Magalhães Lima – Programador fullstack na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalha há mais de 3 anos no desenvolvimento de sistemas de gestão internos para departamentos, coordenações e direção, utilizando tecnologias como Angular, Quasar e jQuery no frontend e Laravel e MariaDB no backend. Participa no projeto “Técnicas Machine Learning para reconhecimento de padrões sedimentológicos de sistemas turbidíticos” da Petrobrás em parceria com a UFSC, no desenvolvimento do aplicativo para alimentação do sistema em campo.

Everton Pedebos Pittaluga – Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2005-2009), Mestrado em Química também pela Universidade Federal de Santa Maria (2010-2011). Realizou o Doutorado (2011-2015) em Síntese Orgânica pela UFSM, foi bolsista na modalidade de Doutorado Sandwich no Exterior – SWE/CNPq na University of Louisville (EUA). Participa no projeto “Técnicas Machine Learning para reconhecimento de padrões sedimentológicos de sistemas turbidíticos” da Petrobrás em parceria com a UFSC, realizando análise da qualidade e quantidade de matéria orgânica em folhelhos do Grupo Itararé.

 

Rodrigo Rodrigues Adôrno: Graduação em geologia pela Universidade de Brasília (2012) e mestrado em Bioestartigrafia e Paleoambiente pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil-CPRM. Foi chefe de projeto “Avaliação do Potencial para ocorrência de Fosfato Sedimentar no Grupo Pimenta Bueno” em Rondônia. Foi Gerente de Geologia e Recursos Minerais na unidade regional da CPRM de Porto Velho – REPO entre 2016 e 2017. Foi chefe da Divisão de Estratigrafia, Paleontologia e Sedimentologia DIPALE do DEGEO/DGM entre 2017 e 2018.Atualmente integra à equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Serviço Geológico do Brasil CEDES-SGB, nas linhas de pesquisa relacionadas aos projetos PD&I relacionadas às bacias sedimentares, à paleontologia básica e aplicada. Tem experiência em Geologia sedimentar e com micropaleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Microfósseis do Neoproterozoico, micropaleontologia com foco na ocorrência de ostracodes do Paleozoico inferior, atuando nas áreas de bioestratigrafia e paleoecologia. Possui experiência em geologia sedimentar, estratigrafia e avaliação do potencial mineral das bacias sedimentares. Entre 2016 e 2017 foi professor das disciplinas de Introdução à geologia, SIG, Cartografia e Topografia nos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Gestão Ambiental e Biologia na UNIRON de Porto Velho.